Notícias

Previous Next

68º. Aniversário da Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, no passado dia 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, comemorou 68 anos de existência e dedicação a esta comunidade. Todos foram convidados a assistir às cerimónias de Homenagens e a conhecer melhor as suas Respostas Sociais.

No edifício da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar de Idosos) onde também é dinamizado o Centro de Dia, deu-se inicio às comemorações com discursos do Senhor Provedor da Misericórdia, Dr. Vitor Fernandes, do Senhor Presidente da Câmara de Mortágua, Eng.º José Júlio Norte, e o Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos, sob orientação da Diretora Geral da Misericórdia, Dra. Sílvia Machado. Os discursos tiveram como génese a resenha histórica da Misericórdia, as preocupações da presente Mesa Administrativa, designadamente o aumento de respostas sociais para os idosos, mudanças de paradigma no Apoio Domiciliário, a certificação da Misericórdia, um investimento maior na comunidade e respetivas necessidades, os desafios que futuro reserva, o envolvimento do Dr. Manuel Lemos neste percurso, entre outros.

Foi ainda atribuída, pelo provedor da Misericórdia, a nomeação de Irmão Honorário a Manuel Lemos e José Júlio Norte, bem como homenagem a dois irmãos beneméritos a título póstumo, Celso Almeida Carreira e Maria Piedade Dias, um breve discurso de melhoras para um dos elementos da Mesa Administrativa, que se encontra hospitalizado, Sr. Sidónio Portelada e ainda votos de louvor aos Bombeiros de Portugal, especialmente aos de Mortágua devido ao trabalho árduo que tiveram na última semana no nosso concelho. Na mesa também estava presente o Dr. Vitor Seabra, Presidente da Assembleia Geral da Misericórdia.

Durante estes discursos houveram algumas surpresas, das quais a leitura de um poema emocionante, “Mensagem de um idoso” pela utente D. Mabília Ferreira, leitura de um texto escrito por um ex-Mesário e atual utente da Misericórdia, Senhor Duarte, e a entrega de lembranças feitas pelos utentes das diferentes respostas sociais aos homenageados.

Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) foi homenageado o Irmão Honorário José Abreu atribuindo o seu nome a esta UCCI.

Posteriormente, no Lar Residencial onde também é dinamizado o Centro de Atividades Ocupacionais, foi homenageado o Irmão Honorário José Júlio Norte e atribuição do seu nome a este Lar Residencial. Os utentes, apresentaram para todos uma pequena representação que simbolizava a construção do edifício e cantaram uma música escrita por eles.

Nos edifícios sénior, saúde e deficiência realizou-se uma breve visita acompanhados pela respetiva Direção Técnica de modo a dar a conhecer à comunidade as respostas sociais bem como cumprimentar os utentes mais dependentes que não conseguiram assistir à cerimónia.

Seguiu-se um almoço reservado, confecionado e servido por colaboradores da Misericórdia, orientado pela equipa dos Aprovisionamentos e respetiva equipa da cozinha e do Lar Residencial com o merecido empenho, envolvimento e espírito solidário dos mesmos em prol de uma Misericórdia viva, com futuro com as raízes nas e para as pessoas.

Um dia importante não só para o concelho com a vinda/reunião de muitas personalidades de variados ramos, como a representação da União das Misericórdias, que ficará na memória desta Misericórdia, que é de TODOS nós.


Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account