Missão e Valores

Missão e Valores


Visão
Ser uma Instituição de referência a nível regional na promoção de respostas sociais adequadas às necessidades sentidas pelos cidadãos.

Missão
Prestar serviços de excelência a nível da área social, da educação, da saúde e da reabilitação promovendo a melhoria continua da qualidade de vida da População.

Valores
Equidade - Promover a todos a igualdade no acesso aos cuidados independentemente da condição social, económica ou religiosa.
Ética - Respeito pelos valores éticos e deontológicos relativos ao exercício da actividade de modo a prestar um serviço digno.
Rigor e Transparência  - Consolidar o rigor Institucional através de uma relação de transparência e credibilidade entre todos os intervenientes.
Qualidade e Eficiência - Apostar na qualidade dos serviços prestados sem descurar a eficiência e a sustentabilidade económica.


psicologia


Políticas Institucionais:

Qualidade:
a)    Cumprir a legislação aplicável bem como o estabelecido no Referencial ISO 9001: 2015 e MAQ da Segurança Social
b)    Definir o planeamento estratégico, as políticas e os planos necessários para o cumprimento da missão da instituição garantindo a melhoria contínua do seu desempenho.
c)    Estabelecer e fomentar relações de parceria com entidades públicas e privadas
d)    Definir, monitorizar, avaliar objetivos, estratégias, indicadores e metas de modo a implementar melhorias no desempenho da organização ;
e)    Promover a comunicação de forma a desenvolver uma cultura de melhoria contínua de acordo com o estabelecido no Sistema de Gestão da Qualidade.
f)     Garantir a permanente qualificação dos colaboradores de modo a assegurar o bom desempenho das suas funções
g)    Desenvolver serviços de qualidade de modo a assegurar a satisfação contínua dos utentes.

Envolvimento e Participação:
a)    Identificar as necessidades, expetativas e potenciais de todos os utentes de modo participado e envolvendo todas as partes interessadas.
b)    Garantir uma gestão participada, no planeamento dos serviços, recolhendo feedback dos utentes, famílias, colaboradores, voluntários e restantes partes interessadas.
c)    Promover o envolvimento ativo do utente, colaboradores, famílias, voluntários, e restantes partes interessadas no planeamento, implementação e avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade garantindo a melhoria contínua dos serviços prestados.

Ética e Confidencialidade:
a)    Assegurar o cumprimento dos valores éticos e de confidencialidade, por todas as partes envolvidas no processo;
b)    Garantir o respeito pela dignidade de todos os utentes, colaboradores e restantes partes interessadas;

Recursos Humanos:
a)    Fomentar a constante motivação dos colaboradores, privilegiando o trabalho de equipa e as relações interpessoais.
b)    Garantir a permanente qualificação dos colaboradores que promovam o aumento dos seus conhecimentos, competências e aptidões, através de mecanismos inovadores
c)    Garantir a igualdade de oportunidades, não descriminação e restantes princípios éticos.
d)    Reconhecer os comportamentos e qualidade de serviço prestado pelos colaboradores no desempenho das suas funções, através de um sistema de avaliação eficaz.
e)    Assegurar o cumprimento das questões relacionadas com HSST.

Segurança e Ambiente
a)    Assegurar que todas as atividades se desenvolvem de acordo com o estabelecido pela instituição, com a legislação e regulamentação de segurança e proteção ambiental em vigor e aplicável.
b)    Planear a prevenção para melhorar, de forma sustentada, o desempenho ambiental, a segurança e saúde no trabalho.
c)    Identificar e disponibilizar os meios necessários e otimizar os recursos disponíveis com vista à melhoria contínua do desempenho ambiental e de segurança.
d)    Promover a segurança de todos os colaboradores, utentes, voluntários e restantes partes interessadas.