No passado dia 15, quinta-feira, realizou-se mais uma ceia de natal dos cerca de 2 centenas de colaboradores da Misericórdia de Mortágua, juntando-se aos respetivos Órgãos Sociais, antigos provedores e, ainda, ao Diretor do Centro Distrital de Viseu da Segurança Social, Dr. Telmo Antunes.
A ceia decorreu no restaurante A Lampreia, um jantar dançante com vista a promover o convívio e entretenimento daqueles que, diariamente, cuidam e lutam pela qualidade de vida das crianças e jovens, portadores de deficiência e idosos que confiam nos nossos serviços, nas suas 9 respostas sociais e serviços à comunidade.
A ceia começou com um buffet diversificado e depois discursos do atual e futuro Provedor, Dr. Vítor Fernandes bem como do antigo Provedor e atual Presidente da Câmara, Eng.º José Júlio Norte.
Dr. Vítor Fernandes passou várias mensagens aos seus colaboradores, designadamente um forte agradecimento pelo empenho, dedicação e carinho que cada um dos colaboradores presta e depositam nas suas tarefas quotidianas. Todavia, face à conjuntura atual, foi preciso relembrar o papel da Irmandade da Misericórdia, das Assembleias Gerais cada vez com menos participação dos Irmãos, da necessidade dos colaboradores serem Irmãos, da participação das chefias nas Assembleias como representantes dos seus setores. Reforçou a necessidade de crescer em algumas respostas sociais, da disponibilidade da Misericórdia em abraçar Escolas Primárias antigas para reconverter em respostas sociais, assim como do apoio da Segurança Social nos projetos que a Misericórdia pretende desenvolver. Focalizou ainda os 3 pilares cruciais: Sustentabilidade, Inovação e Qualidade, refrescando um pouco a memória do que foi 2016.
Provedor, que foi reeleito no passado dia 10, lança o desafio aos seus colaboradores, de serem mais e melhores, de cumprirem orgulhosamente com os objetivos traçados no Plano de Atividades e Orçamento bem como na realização massiva das atividades socioculturais descritas no Plano Anual de Atividades Institucionais. Só unidos conseguirão rumar para a excelência, eficácia, mas acima de tudo, proatividade e de referência. Tendo a consciência que ainda muito caminho há para palmilhar, mas se continuarem neste rumo, conseguirão alcançar o que tanto desejam, basta para isso cada um fazer o que de melhor sabe sempre com um sorriso no rosto.
Seguiu-se discurso do ex-Provedor, Eng.º José Júlio Norte, que utilizou a máquina do tempo para recordar tempos de luta, de união, de crescimento desta Misericórdia que encheu o salão de festas, com uma presença massiva, num espírito solidário e de confraternização, deixando mensagens do tempo que os espera, do espírito necessário para enfrentar a legislação bem como alterações ao contrato coletivo do trabalho, das exigências das famílias…
Estiveram presentes mais de 160 pessoas, que após degustarem os diversos sabores ao dispor, abriram a pista de dança para se abstraírem de um quotidiano rotineiro, reforçando os laços com colegas de trabalho, finalizando com o sorteio de um cabaz de natal e entrega de uma lembrança elaborada pelos utentes, marcando assim esta data tão importante.
Assim foi mais uma ceia de natal, com uma moldura humana sorridente, com esperança na mudança e reconhecimento da comunidade pelo esforço que tem sido feito em prol da satisfação das necessidades de todas as partes.
Em nome dos Órgãos Sociais, Irmãos e colaboradores, deixamos votos de uma quadra festiva solidária, feliz e plena de amor fraterno.
https://scmmortagua.pt/index.php/pub/noticias/131-ceia-de-natal-dos-colaboradores-da-misericordia#sigProIde6d3454d80