O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com sede na Rua Dr. António José Branquinho da Fonseca, é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados a pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de isolamento, dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas nem a realização das atividades instrumentais da vida diária. É uma resposta para pessoas que não disponham de apoio familiar, ou para situações cuja retaguarda existente seja insuficiente.
Esta resposta social presta apoio a cerca de 90 utentes e funciona sete dias por semana das 08h00 às 21h00, dispondo de um conjunto diversificado de serviços em função das necessidades dos utentes:
- Fornecimento e apoio nas refeições;
- Cuidados de higiene e conforto pessoal;
- Cuidados de imagem;
- Higiene habitacional;
- Tratamento de roupa;
- Preparação e administração de medicação;
- Fisioterapia;
- Disponibilização de produtos de apoio à funcionalidade e autonomia;
- Apoio social;
- Formação e sensibilização de familiares e cuidadores;
- Atividades de animação e socialização;
- Deslocação a entidades da comunidade;
- Aquisição de bens e géneros alimentares;
- Pagamento de serviços;
- Transporte.
Para responder às necessidades e expectativas dos utentes, de forma personalizada, esta resposta social conta com uma equipa multidisciplinar: Gerontóloga Social (acumula Direção Técnica); Enfermeiro; Animador Sociocultural; Nutricionista; Ajudantes Familiares; Cozinheiro; Ajudantes de Cozinha; Operadores de lavandaria. Contudo, existe ainda um conjunto de recursos humanos de apoio a esta equipa.
6ª feira - 10h às 12h30m
Regulamento
pdf Regulamento Interno do Serviço de Apoio Domiciliário (1.02 MB)
Folhetos